Paris, a cidade luz, que atraiu tantos pensadores durante o iluminismo hoje atraí ciclistas, amantes da magrela, todos aqueles que se interessam por mobilidade, em resumo, todos aqueles que pretendem ter um estilo de vida menos motorizado.

A capital francesa é referência no que tange o uso das bicicletas compartilhadas . O sistema, chamado Vélib, teve seu início no ano de 2007 (sim, completa 10 anos de vida este ano – VIVA A BIKE) e hoje conta com mais de 1.000 (mil) estações, com mais de 20.000 (vinte mil) bicicletas. É possível achar uma estação a cada 300 (trezentos) metros. Além disso, ficam disponíveis 24 horas por dia e sete dias por semana.

Para usar, basta baixar o aplicativo e pesquisar qual estação mais próxima de você tem bicicletas livres. Você poderá usar a bicicleta por 30 (trinta minutos), caso deseje mais tempo, basta deixar a bicicleta em uma estação e logo na sequencia retirá-la. Caso siga usando sem colocar e retirar da estação será cobrado um euro na próxima meia hora, dois euros na segunda meia hora, três na terceira e assim por diante. É só ficar atento para não pagar esses eurinhos preciosos a mais.

Um bom uso das bikes é para fazer passeios, uma vez que a bicicleta já faz parte de diversos roteiros turísticos de Paris. As excursões podem ser diurnas ou noturnas, ambas exibem uma Paris encantadora, com monumentos históricos que revelam a beleza da cidade Luz. Um dos trajetos se chama “Charms and Secrets”, e possui um guia que leva o grupo a lugares desconhecidos, mas deslumbrantes mesmo assim. O tour dura aproximadamente quatro horas.

O “Meia Noite em Paris By Bike” é considerado um dos mais belos passeios, justamente por ser a noite. O fato de ser guiado por uma moradora brasileira torna o passeio ainda mais fácil aos brasileiros. Durante 3 horas o turista conhece os principais pontos turísticos.

O custo da euro velo é de 1,70 euro por dia, 8 euros por semana e 19 euros para o ano. Precinho super camarada para conhecer de bike a tão famosa cidade LUZ. A bike é mais fácil, mais prática e, principalmente, mais bonita para fazer esses tours.

TDM