Hoje nossa postagem vem direto do Sistema B!

Mas antes de tudo, você sabe o que é Sistema B?  Quando surgiu? O que caracteriza uma Empresa B?

Nossa parceira Camila Matos, membra do Sistema, escreveu pra gente um pouquinho. E claro, que nós da Courrieros não podiamos estar de fora dessa!

Sim, a Courri é certificada Empresa B!!

Redefinindo o conceito de sucesso nos negócios

Você sabe o que é uma Empresa B?

Passamos mais da metade de nossa vida trabalhando! Somos pessoas, mas também agentes econômicos e no mundo em que vivemos às vezes fica a dúvida, qual vem primeiro?

Em algum momento da história as empresas deixaram de servir a um propósito da comunidade onde estavam inseridas para ter como objetivo exclusivo, o lucro, para os acionistas na maior parte das vezes.  Essa frase basicamente explica de onde nasceu a desconexão que cada vez mais pessoas sentem ao ir trabalhar em locais desconectados de seus propósitos pessoais.

Dessa inquietação surgiu o Movimento de Empresas B nos Estados Unidos (2006), na América Latina (2012) e mais tarde no Brasil (2013), com a ambição de identificar e destacar as empresas que efetivamente estavam comprometidas com todas as partes interessadas, gerando impactos socioambientais positivos dentro de sua operação. Basicamente concretizando um propósito muito maior que apenas o seu lucro.

Importante dizer, o lucro é importante e bem vindo, para toda empresa! No caso das Empresas B a diferença é que ele não é um fim em si mesmo, e que quando ele se multiplica ajuda a gerar cada vez mais impactos positivos para sociedade e meio ambiente.

A pergunta agora é como?

As Empresas B passam pela Avaliação de Impacto B que analisa o impacto integral da empresa em 5 áreas de impacto: Governança, Meio ambiente, Comunidade, Trabalhadores e Modelo de negócio de Impacto. Esse é só o primeiro passo para Certificação de Empresa B, mas é também o mais importante. É se auto-avaliando que a empresa vai compreender suas fraquezas e forças em relação ao impacto que está gerando, e com essa informação ela vai efetivamente poder direcionar seu negócio para o propósito que quer atingir!

Vale lembrar, Avaliação de Impacto B é online e gratuita! Ela permite que quaisquer empresas de tamanhos ou setores diferentes mensurem seus impactos. Basta começar!

Agora que você conhece como virar uma Empresa B, chegamos na parte mais legal, saber como as Empresas B transformam propósito em negócios, voltando a alinhar o pessoal com o profissional, as pessoas com os a gentes econômicos.

Mãe terra – Tem muita gente que produz alimento por aí, mas o que diferencia a Mãe Terra das demais é o propósito de popularizar a alimentação saudável produzindo uma grande variedade de produtos com ingredientes da Biodiversidade Brasileira, Orgânicos, Integrais e deliciosos claro.

imagem- mae terra- post sistema b

 

Insecta Shoes – Todo mundo usa sapato. Mas, a Isecta produz sapatos veganos. Isso mesmo! Eles são feitos de roupas de brechó, insumos reciclados da indústria calçadista e tem até reciclagem de PET no solado, não dá para esquecer de dizer que são lindos. O propósito.

tenis-post sistema B

 

Courrieiros – Entregas são 100% necessárias, mas elas também podem contribuir para diminuição do trânsito e das emissões de carbono. Seria bom se fosse só isso. Mas, você sabia que um dos princípios da empresa é gerar oportunidades para comunidades sub-representadas dentro da sua força de trabalho. Pois é, além de brother do ambiente a Courrieros da show em práticas com os seus funcionários!

sebas sem fundo

Essas são só algumas, mas eu deixo aqui o convite para você conhecer todas as nossas 2000 Empresas B Certificadas no mundo no site bcorporation.net, vem ver também nosso site sistemab.org e fique por dentro das novidades do Movimento B em nossa página do Facebook.

 

 

Camila Matos

Medindo o que Importa – Sistema B