Na nossa primeira postagem de Bike pelo Mundo fora do antigo continente, vamos falar da maior ciclovia suspensa do mundo, localizada na China.

Foi inaugarada em Janeiro, na província de Xiamen, a mais longa ciclovia aérea do mundo. Todo o conceito do projeto foi desenvolvido há cerca de oito anos por estudantes do ensino médio no concurso anual de Ciência e Tecnologia da Juventude da cidade de Xiamen.

O trajeto elevado é de quase oito quilômetros e corre abaixo do sistema elevado de BRT (Bus Rapid Transit) já existente na cidade. Ela possui 11 saídas para estações de metrô e ônibus. As bicicletas podem ser alugadas e devolvidas em diversos locais em toda a cidade.

A pista tem capacidade para atender até 2.000 bicicletas por hora e tem um limite de velocidade máximo de 24 quilômetros por hora. Os portões de acesso à ciclovia fecham automaticamente quando ela atinge sua capacidade total. A parte mais alta do percurso fica a quase 5 metros do chão.

As pesquisas adiantadas da nova estrutura na cidade são positivas. De acordo com o site de notícias chinês Xinhua, os residentes da província aprovaram o caminho aéreo e todos os benefícios que o mesmo proporciona à cidade e populção.

JCB