Imagine um sistema de transporte onde você pode pedalar verticalmente. Pois isso já foi projetado por Elena Larriba, aluna do Royal College of Art, em Londres. A ideia é que seja uma alternativa para escadas e elevadores.

Batizado de Vycle, o sistema é como uma bicicleta com guidão, assento e pedal, porém a parte de trás é estruturada para ser fixada em um trilho vertical. Deste modo, o veículo pode ser anexado para subir em andaimes ou guindastes.

“Atualmente, existem dois métodos principais para o transporte vertical que prevaleceram nos últimos 100 anos, as escadas e o elevador”, explicou Elena, que se formou em Engenharia de Design de Inovação. “As escadas são volumosas e pouco atraentes, especialmente em edifícios de alto nível, onde as pessoas geralmente não as usam, e os elevadores requerem muita energia para mover uma pessoa a alguns metros de altura. Isso cria uma área de oportunidade que fica entre os dois”, explica.

Em termos de força, Elena garante que o sistema é muito similar a uma bicicleta comum. O único peso que o usuário precisará superar é o dono próprio corpo. Facilmente também ele pode colocar mais ou menos força, tanto na subida quanto na descida.

Para a engenharia, seu produto pode ser aproveitado na construção civil e dentro de escritórios, reforçando conceitos ambientalmente saudáveis.

imagem elevador 2

Apesar do esforço requerido, não deixa de ser uma forma divertida de chegar aonde onde deseja. Além disso, pode ser uma alternativa para os dias em que faltam energia e a única solução seria subir as escadas.