Com o aumento de consumo de energia e produção de matérias-primas, está cada vez mais difícil suprir todas as nossas “necessidades” de forma eficiente, sem prejudicar o meio ambiente. Para diminuir esse impacto temos duas principais saídas: 1) reduzir o consumo (de modo geral) e 2) nos tornar autossuficiente de forma consciente.

Pensando nisso, um escritório de arquitetura chamado EFFEKT está estudando a melhor forma de tornar a nossa segunda opção possível. A ideia é construir ecovilas independentes, chamadas de ReGen Villages, que não precisa do sistema (principalmente de energia) para se sustentar.

Com apenas 25 casas, a primeira comunidade do escritório ficará em Almere, na Holanda. O projeto, se comprovado eficiente, pode tornar isso possível para famílias do mundo todo!

ReGen reúne uma série de tecnologias inovadoras: geração e armazenamento de energia limpa, gerenciamento de resíduos orgânicos e recicláveis, gestão responsável da água e sistemas de reutilização, produção em alta escala de alimentos orgânicos por meio de jardins verticais e sistemas aquapônicos – entre outros.

“Os moradores da vila desenvolvem um sentido de comunidade, onde as pessoas se tornam parte de um ecossistema local compartilhado, reconectando as pessoas com a natureza e o consumo com a produção”, explica o site da iniciativa.

Outros países como Dinamarca, Suécia, Noruega, Estados Unidos, Alemanha, Bélgica e Grã-Bretanha já mostraram interesse em levar a ideia também. Alguém interessado aqui no Brasil?