Você pega o carro todos os dias para ir ao trabalho? Se respondeu sim, então você e eu temos algo em comum, junto com outras dezenas de milhões de pessoas. Muitas pessoas optam por ir de carro ao trabalho, enquanto outros podem ir de metrô, trem ou ônibus. No entanto, cada vez mais pessoas optam pela bike, que pode ser a melhor alternativa de todas, e aqui está o motivo:

1) Economize dinheiro:

Decidir ir de bike em vez de carro para o trabalho é uma maneira praticamente garantida de poupar dinheiro, e quem não está tentando economizar algum dinheiro nestes tempos de economia ruim e gasolina cara?

Em primeiro lugar, você economiza ao não ter de pagar os custos de manutenção do carro, que vão ficando cada vez maiores com o passar do tempo.

Em, segundo lugar, você economiza no seguro (nada barato) e nos impostos (também nada em conta).

E em terceiro lugar, você economiza ao não pagar o combustível. A esta altura já é possível ter uma ideia de quanto dinheiro você pode poupar ao não usar um carro.

Se você trabalha a uma distância curta ou média (até 10 quilômetros) de sua casa, então a bicicleta provavelmente é sua melhor alternativa de transporte.

2) Melhora sua saúde:

A maioria de nós faz pouco mais do que ficar sentado diante do computador o dia todo quando estamos no trabalho, por isso o exercício físico está se tornando uma peça cada vez mais importante no quebra-cabeça da vida saudável.

É o seu corpo que a leva para a frente dia após dia, por isso é importante mantê-lo em boa forma.

Por isso, andar de bicicleta para o trabalho é uma maneira fantástica para ajudá-la a manter a boa forma. E ao andar de bicicleta você ainda economizará tempo, já que também vai eliminar a necessidade de gastar muitas horas na academia.

3) Clareia a mente:

Aqueles que se exercitam regularmente sabem como a atividade física pode fazer bem não só ao corpo, mas também para a mente.

Exercícios físicos ajudam a clarear a mente, afastando seus problemas e preocupações. Também é fato conhecido que o exercício cardiovascular acaba reduzindo a ansiedade e os sintomas da depressão.

4) Ajuda o meio ambiente:

Os cientistas que estudam as mudanças climáticas globais sugerem que o mundo terá grandes problemas, se nós não começarmos a agir agora e a mudar a forma como tratamos o planeta.

A melhor forma de começar a ajudar o planeta é reduzindo suas emissões de carbono. E sabe qual é um dos grandes vilões das emissões de carbono? Ir e voltar do trabalho de carro!

Ao utilizar menos o seu carro, você vai contribuir diretamente com a redução das emissões de carbono e irá ajudar o planeta.

5) Economiza tempo:

Embora a bicicleta geralmente não seja considerada o meio mais rápido de transporte urbano, ela com certeza supera a caminhada.

Além disso, em trajetos onde há uma grande quantidade de trânsito, coisa normal nos grandes centros urbanos de hoje, a bicicleta também acaba sendo mais rápida que ônibus ou carro em curtas distâncias.

E mesmo que ir de bike seja mais devagar do que fazer o mesmo trajeto de carro, você ainda vai chegar com relativa rapidez ao trabalho e desfrutará dos outros benefícios listados acima.